Postado por: Dr@gon 30/12/2014

Por Dr@gon 



Olá makers ! Hoje lhes apresento meu primeiro post aqui na Resources Maker Brasil , acabei de ver no meu email que entrei para equipe. Mas agora vamos a aula.


1-O que são eventos ?

São o que fazem o jogo andar , sem eles o jogo não anda , não acontece nada.

2-Como usar-lós ?

Abra o Rpg Maker , vá no editor de eventos (um bonequinho azul, ou pressione F6) , clique em qualquer parte do mapa e faça um evento.

Agora após essa introdução vamos a aula de verdade !

Aqui na aula vamos usar o Rpg Maker Vx Ace , mas ela serve para qualquer engine.

No Rmvxa (rpg maker vx ace) existem 3 janelas de eventos e nelas são contidas os seguintes comandos:

Primeira janela:

Mensagem

1-Mostrar mensagem = Serve para criar diálogos/Similar

2-Mostrar escolhas = Serve para dar ao jogador uma escolha Ex-Você vai comprar pão ? Sim/Não

3-Armazenar número = Serve para armazenar um numero de uma variável (um pouco mais avançado)

4-Seleção de item = Serve para quando uma variável chegar a tal número, você ganha um item.

Progressão do jogo

5-Controle da Swith = Serve para ativar uma Swith 

6-Controle da variável = Serve para definir uma variável 

7-Controle da Swith Local = Serve para ativar uma Swith Local

8-Controle do tempo= Serve para controlar um período do tempo Ex-de 0 segundos a 30 ira acontecer tal(se souber programar claro) 

Controle do fluxo

9-Condição = Serve que para que algo aconteça, você tem que ter algo ou similar

10-Inicio do ciclo = Serve para iniciar um ciclo(avá) Ex-Entendeu ? resposta Não , reinicia o ciclo Entendeu Sim-Romper ciclo.

11-Romper ciclo = Serve para parar um ciclo.

12-Parar evento = Serve para parar qualquer evento temporariamente.

13-Evento Comum = Serve para chamar um evento comum

14-Label = Cria um negocio , tipo igual a do ciclo.

15-Ir para Label  = Serve para ir de volta a Label (tela de inicio)

16-Comentário = Podem ser usado por scripts que usam comentários para funcionar (tipo o SAS IV) , podem servir para organizar melhor sua ideias de cada evento entre outros.

Comandos do Grupo

17-Mudar dinheiro = Add/Retira dinheiro

18-Mudar item = Add/Retira um item 

19-Mudar arma = Add/Retira uma arma

20-Mudar armadura = Add/Retira uma armadura

21=Mudar grupo = Add/Retira alguém do grupo

Comandos do herói

22-Mudar Hp = Add/Retira  o Hp do herói

23-Mudar Mp = Add/Retira  o Hp do herói

24-Mudar estado = Muda/Add um estado Ex- Envenenado

25-Recuperação total = Cura Hp\Mp do grupo

26-Mudar experiencia = Add Exp ao grupo

27-Mudar atributos = Muda os atributos do herói

28-Mudar habilidade = Add habilidade ao herói

29-Mudar equipamento = Muda o equipamento do herói

30-Mudar nome do herói = Muda o nome do herói (avá)

31-Mudar classe = Muda a classe do herói Ex-de mago a guerreiro

32-Mudar segundo nome = Muda o segundo nome do herói

2 pagina

Movimento

33-Teleporte = teleporta o herói para outro mapa ou para o mesmo mapa

34-Posição do evento = Define a posição do veiculo no mapa

35-Posição de evento = Define a posição de um evento no mapa

36-Movimento da tela = Da um movimento na tela Ex-move ela para cima , para baixo

37-Entrar /Sair do veiculo = Serve para o herói entrar e sair de um veiculo

Comandos do personagem

38-Mudar tranparencia = Da um efeito de merda de tranparencia no herói

39-Opções de fila = Ativa\Desativa a formação

40-Desativar fila = Desativa a fila

41-Mostrar animação = Mostrar uma animação ao evento indicado

42-Mostrar balão de expressão = Mostra um balão de expressão acima do herói

43-Apagar evento temporário = Apaga o evento temporariamente 

Efeitos de tela

44-Fade out = Escurece a tela

45-Fate in = Volta a tela normal

46-Tonalidade da tela = Define uma cor a tela do jogo

47-Efeito flash = Da um flash na tela (um clarão)

48-Efeito tremor = Da um tremor na tela

Tempo

49-Esperar = Serve para esperar um tempo para depois acontecer algo Ex-60 frames = 1 segundo

Imagem e clima

50-Mostrar imagem = Serve para mostrar uma imagem desejada

51-Mover imagem = Move a imagem desejada

52-Girar imagem = Gira uma imagem

53-Tonalidade da imagem = Define a cor da imagem desejada

54-Opções de clima = Define o clima desejado Ex-Chuva \ Neve \ Etc

Musicas e efeitos sonoros

Aqui eu vou resumir um pouco beleza, (meu  braso ta doendo de escrever tudo isso :d)

55-Reproduzir BMG = Reproduz uma musica

56-Reproduzir BGS = Reproduz um efeito de fundo  Ex-Som de chuva , fogo , etc.

57-Reproduzir Me = Reproduz efeito sonoro Ex-Som de INN

58-Reproduzir SE = Reproduz efeito sonoro Ex-Som de um grito de luta (AAAIAAAA!!!)

Pagina 3

Controle de cena

59-Iniciar batalha = Inicia batalha com o inimigo

60-Opções de loja = Inicia uma loja (compra e venda de coisas)

61-Inserir nome do herói = O jogador define o nome do herói

62-Chamar menu = chama o Menu normal

63-Chamar save = Chama o menu de Save

64-Chamar tela de titulo = Volta ao titulo (ideal quando acaba o game)

Configuração do sistema

65-Mudar BMG de batalha = Muda a musica de batalha 

666-Mudar ME do fim de batalha = Muda o efeito sonoro do fim da batalha (quando ganha)

67-Opções de salvar = Ativa/desativa a opção  de salvar

68-Opções de Menu = Ativa/desativa a opção de Menu

69-Opções de Encontros = Ativa/desativa a opção de encontros (com inimigos)

70-Opções de formação = Ativa/desativa a opção  de formação (fila)

71-Cor da janela = Muda a cor da janela de texto

72-Mudar gráficos do herói = Muda os gráficos do herói

73-Mudar gráficos do veiculo = Muda os gráficos do veiculo desejado

Configuração de mapa

74-Mostrar nome do mapa = Desativa\ Ativa  o mostrar o nome do mapa

75-Mudar Tileset = Muda o tileset

76-Mudar fundo de batalha = muda o fundo de batalha

77-Mudar panorama = muda o panorama

78-Informação de Posição = Da uma variável do mapa para indicação do Id do mapa (coisa avançada :d)

Configuração de batalha

79-Mudar Hp do inimigo = Aumenta/Diminuí o Hp do inimigo

80-Mudar Mp do inimigo = Aumenta/Diminuí o Mp do inimigo

81-Mudar estado do inimigo = Coloca/Retira o Estado  do inimigo Ex-Envenenamento etc

82-Recuperação total do inimigo = Recupera todo estado do inimigo

83-Mostrar inimigo oculto = sabe no Database onde você coloca como oculto?com esse comando esse inimigo é mostrado na batalha.

84-Transformar inimigo = Transforma o inimigo de um para outro Ex-De slime para mega slime 

85-Mostrar animação na batalha = Mostra uma animação , só que na batalha 

86-Força de ação na batalha = Força o inimigo a usar tal habilidade

67-Parar batalha = Para a batalha

Video

Reproduzir video = Reproduz um video (deve estar em formato .OGG)

Avançado

Chamar script = Chama um script


E essa é a primeira aula minha, eu expliquei como funciona cada evento (eu resumi alguns) , isso é o básico para quem quer se tornar um bom Eventer , estude cada evento , na próxima aula vamos estudar a fundo Swiths , Swiths Locais e Variáveis que são um dos principais eventos do Rpg maker , se você é novato aprenda primeiro o básico para depois o avançado.


Lição de casa

Fazer um sistema simples com pelo menos 5 swiths e alguns textos (algo simples) de sua escolha.


Até a proxima , Bye !

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