Postado por: Dr@gon
30/12/2014
Olá makers ! Hoje lhes apresento meu primeiro post aqui na Resources Maker Brasil , acabei de ver no meu email que entrei para equipe. Mas agora vamos a aula.
1-O que são eventos ?
São o que fazem o jogo andar , sem eles o jogo não anda , não acontece nada.
2-Como usar-lós ?
Abra o Rpg Maker , vá no editor de eventos (um bonequinho azul, ou pressione F6) , clique em qualquer parte do mapa e faça um evento.
Agora após essa introdução vamos a aula de verdade !
Aqui na aula vamos usar o Rpg Maker Vx Ace , mas ela serve para qualquer engine.
No Rmvxa (rpg maker vx ace) existem 3 janelas de eventos e nelas são contidas os seguintes comandos:
Primeira janela:
Mensagem
1-Mostrar mensagem = Serve para criar diálogos/Similar
2-Mostrar escolhas = Serve para dar ao jogador uma escolha Ex-Você vai comprar pão ? Sim/Não
3-Armazenar número = Serve para armazenar um numero de uma variável (um pouco mais avançado)
4-Seleção de item = Serve para quando uma variável chegar a tal número, você ganha um item.
Progressão do jogo
5-Controle da Swith = Serve para ativar uma Swith
6-Controle da variável = Serve para definir uma variável
7-Controle da Swith Local = Serve para ativar uma Swith Local
8-Controle do tempo= Serve para controlar um período do tempo Ex-de 0 segundos a 30 ira acontecer tal(se souber programar claro)
Controle do fluxo
9-Condição = Serve que para que algo aconteça, você tem que ter algo ou similar
10-Inicio do ciclo = Serve para iniciar um ciclo(avá) Ex-Entendeu ? resposta Não , reinicia o ciclo Entendeu Sim-Romper ciclo.
11-Romper ciclo = Serve para parar um ciclo.
12-Parar evento = Serve para parar qualquer evento temporariamente.
13-Evento Comum = Serve para chamar um evento comum
14-Label = Cria um negocio , tipo igual a do ciclo.
15-Ir para Label = Serve para ir de volta a Label (tela de inicio)
16-Comentário = Podem ser usado por scripts que usam comentários para funcionar (tipo o SAS IV) , podem servir para organizar melhor sua ideias de cada evento entre outros.
Comandos do Grupo
17-Mudar dinheiro = Add/Retira dinheiro
18-Mudar item = Add/Retira um item
19-Mudar arma = Add/Retira uma arma
20-Mudar armadura = Add/Retira uma armadura
21=Mudar grupo = Add/Retira alguém do grupo
Comandos do herói
22-Mudar Hp = Add/Retira o Hp do herói
23-Mudar Mp = Add/Retira o Hp do herói
24-Mudar estado = Muda/Add um estado Ex- Envenenado
25-Recuperação total = Cura Hp\Mp do grupo
26-Mudar experiencia = Add Exp ao grupo
27-Mudar atributos = Muda os atributos do herói
28-Mudar habilidade = Add habilidade ao herói
29-Mudar equipamento = Muda o equipamento do herói
30-Mudar nome do herói = Muda o nome do herói (avá)
31-Mudar classe = Muda a classe do herói Ex-de mago a guerreiro
32-Mudar segundo nome = Muda o segundo nome do herói
2 pagina
Movimento
33-Teleporte = teleporta o herói para outro mapa ou para o mesmo mapa
34-Posição do evento = Define a posição do veiculo no mapa
35-Posição de evento = Define a posição de um evento no mapa
36-Movimento da tela = Da um movimento na tela Ex-move ela para cima , para baixo
37-Entrar /Sair do veiculo = Serve para o herói entrar e sair de um veiculo
Comandos do personagem
38-Mudar tranparencia = Da um efeito de merda de tranparencia no herói
39-Opções de fila = Ativa\Desativa a formação
40-Desativar fila = Desativa a fila
41-Mostrar animação = Mostrar uma animação ao evento indicado
42-Mostrar balão de expressão = Mostra um balão de expressão acima do herói
43-Apagar evento temporário = Apaga o evento temporariamente
Efeitos de tela
44-Fade out = Escurece a tela
45-Fate in = Volta a tela normal
46-Tonalidade da tela = Define uma cor a tela do jogo
47-Efeito flash = Da um flash na tela (um clarão)
48-Efeito tremor = Da um tremor na tela
Tempo
49-Esperar = Serve para esperar um tempo para depois acontecer algo Ex-60 frames = 1 segundo
Imagem e clima
50-Mostrar imagem = Serve para mostrar uma imagem desejada
51-Mover imagem = Move a imagem desejada
52-Girar imagem = Gira uma imagem
53-Tonalidade da imagem = Define a cor da imagem desejada
54-Opções de clima = Define o clima desejado Ex-Chuva \ Neve \ Etc
Musicas e efeitos sonoros
55-Reproduzir BMG = Reproduz uma musica
56-Reproduzir BGS = Reproduz um efeito de fundo Ex-Som de chuva , fogo , etc.
57-Reproduzir Me = Reproduz efeito sonoro Ex-Som de INN
58-Reproduzir SE = Reproduz efeito sonoro Ex-Som de um grito de luta (AAAIAAAA!!!)
Pagina 3
Controle de cena
59-Iniciar batalha = Inicia batalha com o inimigo
60-Opções de loja = Inicia uma loja (compra e venda de coisas)
61-Inserir nome do herói = O jogador define o nome do herói
62-Chamar menu = chama o Menu normal
63-Chamar save = Chama o menu de Save
64-Chamar tela de titulo = Volta ao titulo (ideal quando acaba o game)
Configuração do sistema
65-Mudar BMG de batalha = Muda a musica de batalha
666-Mudar ME do fim de batalha = Muda o efeito sonoro do fim da batalha (quando ganha)
67-Opções de salvar = Ativa/desativa a opção de salvar
68-Opções de Menu = Ativa/desativa a opção de Menu
69-Opções de Encontros = Ativa/desativa a opção de encontros (com inimigos)
70-Opções de formação = Ativa/desativa a opção de formação (fila)
71-Cor da janela = Muda a cor da janela de texto
72-Mudar gráficos do herói = Muda os gráficos do herói
73-Mudar gráficos do veiculo = Muda os gráficos do veiculo desejado
Configuração de mapa
74-Mostrar nome do mapa = Desativa\ Ativa o mostrar o nome do mapa
75-Mudar Tileset = Muda o tileset
76-Mudar fundo de batalha = muda o fundo de batalha
77-Mudar panorama = muda o panorama
78-Informação de Posição = Da uma variável do mapa para indicação do Id do mapa (coisa avançada :d)
Configuração de batalha
79-Mudar Hp do inimigo = Aumenta/Diminuí o Hp do inimigo
80-Mudar Mp do inimigo = Aumenta/Diminuí o Mp do inimigo
81-Mudar estado do inimigo = Coloca/Retira o Estado do inimigo Ex-Envenenamento etc
82-Recuperação total do inimigo = Recupera todo estado do inimigo
83-Mostrar inimigo oculto = sabe no Database onde você coloca como oculto?com esse comando esse inimigo é mostrado na batalha.
84-Transformar inimigo = Transforma o inimigo de um para outro Ex-De slime para mega slime
85-Mostrar animação na batalha = Mostra uma animação , só que na batalha
86-Força de ação na batalha = Força o inimigo a usar tal habilidade
67-Parar batalha = Para a batalha
Video
Reproduzir video = Reproduz um video (deve estar em formato .OGG)
Avançado
Chamar script = Chama um script
E essa é a primeira aula minha, eu expliquei como funciona cada evento (eu resumi alguns) , isso é o básico para quem quer se tornar um bom Eventer , estude cada evento , na próxima aula vamos estudar a fundo Swiths , Swiths Locais e Variáveis que são um dos principais eventos do Rpg maker , se você é novato aprenda primeiro o básico para depois o avançado.
Lição de casa
Fazer um sistema simples com pelo menos 5 swiths e alguns textos (algo simples) de sua escolha.
Até a proxima , Bye !